14 de jan. de 2008

Belém na foto

O grito - Edvard Munch. Clique na imagem para seguir o link. Desde 2005, Belém ostenta o título de capital mais barulhenta do Brasil.

A forma como tem sido posta a manchete tem um quê de injustiça com a cidade e um toque de esperança para uma solução.

A pesquisa não trabalhou com dados objetivos. Em termos de decibéis absolutos há capitais, como São Paulo, que deixam Belém para trás.

A pesquisa do IBGE mediu a sensibilidade do cidadão ao barulho, apontando-o como um dos problemas da cidade.

Trata-se da percepção subjetiva das famílias: como as pessoas percebem se a rua ou a vizinhança é barulhenta.

Aí, portanto, reside a esperança de podermos tentar diminuir o incômodo que o barulho provoca: uma campanha educativa, acompanhada de medidas repressivas à zoada, tem eco na população, que apoiaria as providências.

O fato, todavia, é que, no Brasil inteiro, vivemos uma ditadura da sonoridade: há uma imposição sonora onde quer que você esteja.

Em um restaurante, seria inaceitável a atitude de o garçom receber o cliente com uma bebida em uma mão, um prato de comida em outra e forçá-lo a beber e comer o que se oferece.

Mas, é exatamente isto que fazem os restaurantes com música: nossos ouvidos são abastecidos com ela no momento em que entramos no recinto.

O estilo, a altura e a intensidade não estão no cardápio. Não podemos escolher o que ouvir, ou não ouvir: somos forçados a degustar o PF sonoro que o DJ da casa preparou.

Alguns, a título de maior sofisticação, resolvem pendurar uma TV na parede, de preferência agora de LCD, e desfilam vídeos clipes para acompanhar a ceia.

Este acompanhamento obrigatório do prato faz com que o cliente seja obrigado a falar mais alto, fazendo com que alguns locais mais pareçam com a sumaumeira do Largo de Nazaré na hora que os periquitos chegam.

No entanto, há outra coisa na qual Belém deve ser a campeã no Brasil: poluição visual.

E isto se espraiou pelo Pará inteiro. Não há cidade, por menor que seja, no qual a praga do outdoor não tenha chegado.

Não que a mídia não seja boa. O problema é que em Belém a coisa ficou exageradamente exagerada.

A desordem visual da cidade dói mais que o barulho das aparelhagens. As placas de mau gosto enfeiam a cidade e, muitas delas, encobrem as belíssimas fachadas do casario antigo.

Belém é a única cidade do mundo em que eu já vi participação de falecimento e convite para missa do sétimo dia em outdoor.

É só onde eu vejo, também, instituições de ensino comemorando primeiros lugares dos seus alunos nas placas.

E, embora a Justiça Eleitoral não durma no ponto, ainda é praxe por aqui político prestando conta, ou comemorando aniversário, em fileiras de outdoors.

O presente que o belenense poderia dar a si mesmo era começar a ter a consciência política de que as ruas são uma extensão da sua casa.

O poder público tem sido negligente nestes pontos, todavia, caso o cidadão não trate a cidade com lhaneza, por mais que o poder público aja, suas providências serão insuficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário